terça-feira, 11 de novembro de 2008

Um novo olhar na literatura fantástica

Simultaneamente ao fascínio pelas literaturas biográfica e não ficcional, sempre houve algo no "fantástico" que me chamou a atenção.

Adorava as animações tradicionais e infantis ao mesmo tempo que vibrava em historinhas de terror, depois comecei a pegar gosto por dramas inteligentes da mesma maneira que devorava filmes que retratavam o fantástico, lia uma livro do Saramago intercalado com Stephen King; no entanto um novo autor conquistou a minha curiosidade, Joe Hill (foto abaixo).






Seu primeiro full “Estrada da Noite” é um thriller que convence pela habilidade extrema em contar uma história macabra, porém remetendo a todos os outros escritores do gênero, então se você gosta de Stephen King, Clive Baker ou até mesmo de Allan Poe, leia sem medo (desculpem o trocadilho). É tiro certo!

Mas foco neste caso para o segundo livro do autor lançado no Brasil, embora suas histórias sejam anteriores ao livro citado, a coletânea de contos “Fantasmas do Século XX”. E aqui não estamos falando de histórias bobas de terror ou contos sinistros baratos, nos referimos a verdadeiras pérolas envolvendo drama, delicadeza, estranheza, originalidade e raras vezes, ao terror.


Dos 17 contos apresentados, considero dois, de fato, thrillers. Os outros quase nada (na maioria das vezes, nada) remetem ao tema. Mas uma coisa é consenso, todas essas histórias tratam do grande fantasma do século XX, a solidão.


Histórias perturbadoras como "Telefone Preto" e "A Máscara do meu pai" (essa extremamente original) mexem com o leitor a tal ponto de se perguntar a todo instante se isso não está acontecendo com ele também. Os belíssimos “Fantasma do Século XX”, “A Capa” e “O desjejum da viúva” são permeados de sensibilidade e uma reflexão de quão solitárias as pessoas estão, embora os contos retratem épocas distintas.

Mas o grande trunfo fica com “Pop Art”, só esta original e belíssima história já valeria o livro. E aqui todos os ingredientes do autor se encontram. O estranho, a delicadeza e sensibilidade, o imprevisível.

Uma leitura prazerosa(embora muitas vezes inquietante), com histórias tão esquisitas(no bom sentido) quanto marcantes, produzida por uma nova voz da literatura fantástica mais quem bem-vinda.

Se você se interessou, já fiz uma busca rápida e selecionei os preços mais interessantes:
BestShop TV: http://www.bestshoptv.com/product/26238.html?idPublicacao=4BE51639-2103-415E-B586-A71793ABFDDE&expira=20081126

Submarino: http://www.submarino.com.br/produto/1/21394494/?franq=102414

Fnac: http://www.fnac.com.br/product.aspx?idProduct=9788599296295&partner=buscape_livro&res=1024



Se você já leu ou se interessou, digaí!
O que achou?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pala, que jabá do caralho! você ta trabalhando pra esse cara?

Tenho 11 livros comprados esperando para serem lidos, mas se este que você indica for metado do seu ralato, já vale a pena ler.

To adorando as dicas do blog.

abracao

rubensb disse...

e aí daniel!
já dei uma olhada no blog todo e vi q ce gostou da bandinha hype do hermes e renato né!eu rolei de rir qdo vi...muito engraçado né!gostei da pitadinha de carimbó!kkkkkk
nó ow, ce saiu da sky?porq?q q houve?depois me conta por depoimento no orkut!outro dia aime deixou um recado pra gente encontrar num almoço e me contou por alto, mas eu não pude ir por causa da mostra...
bom,espero q esteja tudo bem!
vou te adcionar no meu blog tb!
abraçãooooo