quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pink Floyd Jamaicano?

Que tipo de música lhe apetece? Você não é muito chegado naquele rock psicodélico/progressivo “viajandão anos 70”, mas se amarra em reggae? Todo santo dia, o seu mp3 recebe novas canções de dub? Você detesta isso e mais um pouco, mas é vidrado em Pink Floyd? Você curte rock n´roll em geral? Seu ouvido é adepto à música, indiferente do estilo, mas pertinente à qualidade?

Se você se encaixa em qualquer um dos perfis acima, encontrei um disco que vai chamar a sua atenção. “The Dub Side of The Moon”. O dub é um estilo proveniente da Jamaica, algo como um reggae moderno, com elementos eletrônicos e batidas marcantes.

Ok, vamos esclarecer os fatos, para o entendimento conciso! Pink Floyd é um dos maiores nomes da música (e confesso, minha banda do coração), grupo inglês que estourou nos anos 70, com músicas a frente de seu tempo recheadas de melodias climáticas e originais, letras rebuscadas, conceitos reflexivos, enfim, um grupo musical único. Em 1973 eles gravaram uma obra-prima chamada “The Dark Side of the Moon”, que me renderia uns 10 posts discorrendo apenas sobre o disco e suas curiosidades (entre elas, uma sincronia com o filme “O Mágico de OZ”, resultando em uma versão “dark” do filme, procure no Google, que há muitos sites falando sobre o caso).

Bom, mas o que tenho para falar hoje não é sobre o Pink Floyd. Quer dizer, é, mas não é. Explico. Existe um grupo de dub reggae, chamado Easy Star All-Stars (foto abaixo) que resolvou pegar a complexa obra de art rock “The Dark Side of The Moon” e regravá-la em versão... rastafari. Sim, os caras pegaram esse disco na íntegra e transformaram num álbum de Reggae da Jamaica. E o resultado ficou no mínimo curioso.

O conceito foi mantido, não quiseram recriar a obra, mas sim homenageá-la. A banda é muito boa e o som atrai a atenção dos fãs do Pink Floyd (geralmente avessos ao estilo), rock em geral, e principalmente ao imenso legado reggae/dub/rasta que não só adotou o álbum, como curiosamente foi atrás do “The Dark Side of The Moon” original e da obra do Pink Floyd.

Embora pareça meio bizarro, o tributo soou extremamente dinâmico e original, sem forçar a barra. Quem curte o disco do Floyd, mesmo não sendo adepto à sonoridade jamaicana, deve ouvir Dub Side, pelo menos por curiosidade. Agora, quem já é adepto do estilo e se interessa por música boa em geral, considero altamente indicado!

Agora os caras gravaram o “Radiodread”, versões dub para as músicas do Radiohead(que é outra banda que gosto muito), mas esse assunto fica pra depois.

Nenhum comentário: