segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Qualidades antagônicas (de Sandman à Bukowski)



Sempre achei quadrinhos “coisas de nerd”, embora chegasse a colecionar quando era mais novo, confesso que o grande motivo era a influências dos amigos, por isso, o hábito teve vida curta.

Neste mês em especial tive contato com duas espécies distintas (e até antagônicas, de certa maneira) de quadrinhos, porém de qualidades inquestionáveis.

Então, vamos começar pelo mais “ameno”. Sandman, é um dos quadrinhos mais inteligentes e premiados de todos os tempos, fruto da imaginação do escritor Neil Gaiman, a obra teve uma longa e amplamente comentada saga de sucesso mundial, que durou de 1988 até 1996 . A temática complexa, metafórica e lúdica aliada aos desenhos e ilustrações extremamente competentes tornam a história (que por si só já é viciante e repleta de originalidade) única.

O foco central é Lorde Morpheus, o Senhor dos Sonhos, e seus Sete Irmãos, conhecidos como perpétuos, personificações de sensações e emoções humanas, e suas relações com seus próprios mundos e mundo humano. Os traços traduzem muito o clima sombrio das histórias e as cores são um show a parte.

Depois de uma luxuosa coleção, chega agora a primeira saga de Sandman, chamada “Prelúdios e Noturnos” em edições separadas e a preços acessíveis. O primeiro volume já foi lançado e o segundo está chegando.

Vale a pena conferir, mesmo que não goste muito de quadrinhos. Os diálogos e narrativas são realmente de qualidade, fazendo jus a grandes nomes da literatura mundial. Enfim, um HQ diferenciado e pra gente grande ler.

Na contra mão do universo metafórico e fantasioso de Sandman, está a obra literária de Charles Bukowski, o “velho safado” natural da Alemanha, mas que viveu nos EUA boa parte da sua vida. Os livros do autor levam o leitor ao submundo ao qual viveu, retratando personagens alcoólatras, bandidos, prostitutas, enfim, um antro de marginais em obras autobiográficas onde tudo é muito descarado e obsceno. No entanto, a narrativa é singular, os diálogos geniais e o resultado, um soco no estômago.

E o que há de comum entre Sandman e Bukowski? A novidade (não tão nova) é que alguns contos do autor foram adaptados aos quadrinhos por Mattias Schulteiss, que retrata a obra com traços em preto e branco, trazendo a crueza e nudez nas ilustrações na mesma intensidade em que são as histórias excepcionais do autor beberrão. O livro foi lançado no Brasil na década de 80. No entanto, foi relançado recentemente para o deleite dos admiradores da literatura marginal. O nome da jóia: Delírios Cotidianos.

Indicado para ler numa noite escura embaixo daqueles postes com a lâmpada quebrada, meio falha, depois de uns drinks, esperando pelo busão no centro de São Paulo. Até mesmo porque, para ler Bukowski não se precisa de iluminação, mas sim de estômago.

Preços médios:
Sandman – Prelúdios e Noturnos – Vol. 1 – R$19,90 a 29,90 (em bancas, livrarias e internet)
Delírios Cotidianos – R$29,90 (em várias bancas e livrarias)

Nenhum comentário: