quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Os Muros e as grades

Li o livro "O Menino de Pijamas Listrados", de John Boyne, em um dia. Depois que comecei, só parei ao virar a última página, em estado de choque. Um dos livros mais simples, porém mais tocantes que já li. No dia seguinte fiz questão de ir ao cinema ver a adaptação da Miramax à obra.

Em 99% das vezes me decepciono com adaptações de bons livros, geralmente o filme fica muito inferior. Mas neste caso, posso garantir que isto não ocorre. Embora muitas diferenças entre um em outro estejam lá, a essência do livro encontra-se no filme.

A visão da Segunda Guerra, mais especificamente do nazismo, sob o olhar de um garoto de 9 anos, filho de um importante general. O drama começa quando o garoto encontra uma cerca que delimita um campo de concentração, e lá conhece um garoto judeu. A partir daí, a visita à grade torna-se diária e os eventos levam ao final visceral, um verdadeiro soco no estômago.

Obras que retrataram a guerra sob o olhar infantil com maestria como "A Vida é Bela" ou os horrores aos judeus em "O Pianista" certamente encontraram um filme/livro aliado nesta comovente e tocante história.

Seguindo nesta linha de cercas e grades, me lembrei de uma música dos Engenheiros do Hawaii, "Muros e Grades", que muitos anos depois das guerras, continua retratando as divergências e separatismos, além da "escravidão" em condomínios e a falsa liberdade cercada por muros altos, alarmes e vigias. À partir de agora, farei pequenas listas de indicação sobre os temas aqui expostos.

Então, ficam aqui 5 indicações com o tema "muros e grades":

-Livro: "O Menino do Pijama Listrado", de John Wayne
-Filme: " O Menino do Pijama Listrado" e "The Wall
-Disco: "The Wall", do Pink Floyd
-Música: "Muros e Grades", dos Engenheiros do Hawaii

Um comentário:

Joana Burd disse...

Achei mto necessário deixar minha opinião registrada.
Lí o livro em dezembro passado em um dia, assim como vc, mas ao contrário do q escreveu, não achei tão tocante ou surpreendente. Lá pelas últimas páginas já me era óbvio o final, que também é meio clichê (vide Hair e uma série de outros livros e filmes).
E mais, pra mim foi só mais uma maneira de emocionar as pessoas com um tema gasto: Segunda Guerra Mundial
Quer ser um best seller? Um vencedor de bilheterias? Fale sobre a Segunda Guerra!
Não que eu não tenha gostado do livro, gostei, só não achei essa loucura toda... mas essa é só minha opinião!