sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A vida ao contrário

David Fincher sempre se mostrou um exímio diretor, filmes como Seven e Clube da Luta apresentam um cinema moderno de tirar o fôlego. Outros como Quarto do Pânico e Zodíaco também cooperam para alimentar o alicerce composto por obras de excelente qualidade.

Mas é na dobradinha David Fincher/Brad Pitt que que encontramos os melhores momentos da carreira do diretos, e essa parceria atingiu o ápice no recém-lançado O Curioso Caso de Benjamin Button. O terceiro filme que conta com a dupla, assim como a constante parceria Tim Burton/Johnny Depp, abrilhanta ainda mais a carreira de Fincher com sua obra-prima máxima (até então, pelo menos).

Um drama riquíssimo, sensível e tocante, mas repleto de cenas descontraídas, algo como um Forrest Gump mais maduro, garante a atenção das quase 3 horas de um filme.... belo. Há tristeza, há emoção, há reflexão, mas são sentimentos à paisana, pois nenhum deles se destaca, o carro chefe da película é justamente a sua beleza. É um filme bonito antes de mais nada.

Pitt atesta definitivamente sua qualidade de ator, contracenando com a ótima Cate Blanchett, e vivenciando a história de um curioso homem que nasceu idoso e vai rejuvenescendo. A vida ao contrário.

O longa traz diálogos e situações que nos fazem questionar a todo o momento aspectos como juventude, envelhecimento, redenção, destino e escolhas. Mas tudo é feito de maneira incrivelmente intrínseca, sem pretenões vazias, o que torna a história particularmente fascinante.

O roteiro, fotografia, direção de arte beiram à perfeição e garantem uma qualidade ao filme, como há um bom tempo não se via.

Indicadíssimo, para todas as idades e gostos. Mais, obrigatório.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou curioso para assistir o filme!E principalmente por tratar-se de uma adaptação para o cinema do conto de F.Scott Fitzgerald.Do livro "Seis contos da era do jazz" um clássico da lost generation!Abrax